Muitas pessoas deficientes enfrentam
um grande desafio em relação à estrutura física da cidade em que vivem e para
superar os obstáculos do dia a dia, alguns despertam interesse na inserção ao
esporte. A educação física adaptada, por exemplo, é uma boa ferramenta para
quem, mesmo com deficiência, deseja aprender um pouco sobre esporte e conciliar
a técnica dentro de uma nova realidade. O esporte adaptado funciona muito bem
para os cadeirantes, deficientes visuais ou para aqueles que apresentam alguma
limitação motora.
Os conteúdos a serem trabalhados na
Educação Física Adaptada são os mesmos de qualquer outra aula de Educação
Física, o que muda são os meios para permitir o acesso aos alunos com
necessidades especiais à prática. O papel do profissional de Educação Física é
fazer com que esses alunos consigam superar os seus limites, estabelecendo
caminhos com graus de dificuldade variados, de acordo com a deficiência. Ao
possibilitar a inclusão, a partir de uma aula bem estruturada, o professor
permite que todos alunos experienciem o prazer da prática.
Com isso, fazer com que os alunos valorizem o imaginário social e
redimensionem a questão do sentido da superação de limites, por meio do esporte
no âmbito escolar. Como importância despertar o olhar dos alunos para
diferentes aprendizados e novas experiências corporais conscientes e
necessárias para a vida social futura. Pode-se também, refletir a questão do
preconceito com as pessoas com deficiências, que muitas vezes são discriminadas
e se isolam da sociedade devido ao medo de serem humilhadas.
Com números de atividades e modalidades esportivas em ascensão, as
práticas da educação física adaptada podem ser boas ferramentas para quem
deseja iniciar nesse ramo ou deter o conhecimento.
Plano de aula Adaptada
Objetivos de aprendizagem
- Vivenciar a ginástica sem o recurso
da visão;
- Refletir sobre as Pessoas com
Deficiências Visuais na sociedade;
-
Identificar a importância do Guia (comunicação oral) e dos sentidos;
- Perceber a noção do espaço e do seu
próprio corpo;
- Apurar a
atenção e concentração.
Conteúdos
1. Ginástica Adaptada;
1.1. Deficiência Visual: Comunicação
oral e os sentidos.
Estratégias
- 5 min. - Em sala: explicaremos para
os alunos que a aula tem como objetivo enfatizar a importância de ser um guia
de um deficiente visual.
- 35 min. - Na quadra: Em duplas, um
aluno vendado e o outro sendo o guia, montaremos um circuito com alguns
obstáculos, para que eles percorram o percurso com segurança, através da
orientação do seu colega/guia. Sendo que o circuito será montado pelos guias e
o professor que ficará responsável pela ajuda na montagem deste circuito,
procure fazer com que os alunos que serão vendados não imaginem quais
obstáculos eles enfrentarão vendados.
- 5 min.
Fechamento: Discutir no grupo, como foi desenvolver a atividade sem o uso da
visão, tendo como recurso os outros sentidos como: tato, audição e o olfato
para reconhecer o espaço. Perguntar
como foi à experiência de se comunicar ou auxiliar uma pessoa que não enxerga?
O que é mais difícil? Perguntar para os alunos vendados se ouviram as
orientações dos seus colegas guias? Se foi importante a comunicação oral? Quais
os sentidos foram mais usados? Etc...
Materiais
• Colchonetes e bancos;
• Bengala (cabo de vassoura);
• Venda
para olhos.
Avaliação
- Instrumento: observação e
questionário oral.
- Critérios:
- percepção da noção do espaço e do
seu próprio corpo;
- reflexão sobre as pessoas com
deficiências visuais na sociedade;
- importância do Guia (comunicação oral), da atenção, da concentração e dos sentidos.
PARABENS.
ResponderExcluirVEJA : http://educaofsicaadaptadaeeducaoespecial.blogspot.com.br/
PARABENS.
ResponderExcluirVEJA : http://educaofsicaadaptadaeeducaoespecial.blogspot.com.br/
Parabéns pelo trabalho.
ResponderExcluir