sexta-feira, 2 de novembro de 2012

RESGATANDO A COOPERAÇÃO NA ESCOLA



A competição em nossos dias assume um papel exclusivista, onde somente alguns têm o direito à vitória e as honras. É na escola que encontramos na maioria das vezes as práticas esportivas. A competição é um dos conteúdos do esporte, logo a escola não pode negar nem o esporte e nem a competição.
Nós professores, através das competições pedagógicas, temos o desafio de romper com a ideologia que sustentam os sistemas atuais, em que prevalece o ganhar a qualquer custo e o individualismo.
Como proposta de competição pedagógica, podem ser destacados os conceitos de cooperação e os valores sociais. Para que ocorra uma boa convivência em sociedade, todos nós precisamos exercitar valores morais muitas vezes esquecidos, resgatando comportamentos e atitudes menos competitivas, experimentando incorporar no dia-a-dia novos meios de agir como: paciência, tolerância, compreensão e cooperação.

Reflexão
No verão, as formigas trabalham de sol a sol para armazenar alimento, para quando o inverno chegar. Enfileiradas, uma segue a outra, como se a primeira fosse o guia, carregando folhas dos pessegueiros, das mangueiras, das pitangueiras, e outras, com a barriguinha quase a encostar- se ao chão, de tanto peso. Todas participavam. Se todas comem, todas ajudam e na ordem em que executam suas tarefas, não há nenhuma formiga que não goste de apreciá-las e quando chega o inverno elas colhem o fruto do seu trabalho e podem permanecer seguras dentro do seu formigueiro sem nada lhes faltar. Interessante né? Se todas as pessoas pensassem como as formigas viveríamos em uma sociedade melhor!


A cooperação vem assumindo um papel importante na mudança da Educação Física Escolar, a fim de contribuir para uma visão não excludente, onde todos possam participar e ganhar. Com isso busca-se uma mudança em relação à sociedade na qual estamos inseridos. Enquanto educadores, podemos nos valer de diversas formas para trabalhar essa conscientização em nossos alunos, basta reconhecer nosso papel fundamental neste processo.
Portanto, a competição não é boa e nem ruim, ela é aquilo que especificamos para seus fins, tornando-nos responsáveis pelo ambiente pedagógico que satisfaça as necessidades e desejos de crianças e adolescentes. E que, além de fazer diferente, possamos fazer a diferença na escola.
“Trabalhando somente com a competição podemos construir muros entre os alunos, utilizando a cooperação podemos construir pontes.”

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