A competição em nossos dias assume um
papel exclusivista, onde somente alguns têm o direito à vitória e as honras. É
na escola que encontramos na maioria das vezes as práticas esportivas. A
competição é um dos conteúdos do esporte, logo a escola não pode negar nem o
esporte e nem a competição.
Nós professores, através das
competições pedagógicas, temos o desafio de romper com a ideologia que
sustentam os sistemas atuais, em que prevalece o ganhar a qualquer custo e o
individualismo.
Como proposta de competição
pedagógica, podem ser destacados os conceitos de cooperação e os valores
sociais. Para que ocorra uma boa convivência em sociedade, todos nós precisamos
exercitar valores morais muitas vezes esquecidos, resgatando comportamentos e
atitudes menos competitivas, experimentando incorporar no dia-a-dia novos meios
de agir como: paciência, tolerância, compreensão e cooperação.
Reflexão
No verão, as formigas trabalham de sol a sol
para armazenar alimento, para quando o inverno chegar. Enfileiradas, uma segue
a outra, como se a primeira fosse o guia, carregando folhas dos pessegueiros,
das mangueiras, das pitangueiras, e outras, com a barriguinha quase a encostar-
se ao chão, de tanto peso. Todas participavam. Se todas comem, todas ajudam e na
ordem em que executam suas tarefas, não há nenhuma formiga que não goste de
apreciá-las e quando chega o inverno elas colhem o fruto do seu trabalho e podem
permanecer seguras dentro do seu formigueiro sem nada lhes faltar. Interessante
né? Se todas as pessoas pensassem como as formigas viveríamos em uma sociedade
melhor!
A cooperação vem assumindo um papel
importante na mudança da Educação Física Escolar, a fim de contribuir para uma
visão não excludente, onde todos possam participar e ganhar. Com isso busca-se
uma mudança em relação à sociedade na qual estamos inseridos. Enquanto
educadores, podemos nos valer de diversas formas para trabalhar essa
conscientização em nossos alunos, basta reconhecer nosso papel fundamental
neste processo.
Portanto, a competição não é boa e
nem ruim, ela é aquilo que especificamos para seus fins, tornando-nos
responsáveis pelo ambiente pedagógico que satisfaça as necessidades e desejos
de crianças e adolescentes. E que, além de fazer diferente, possamos fazer a
diferença na escola.
“Trabalhando
somente com a competição podemos construir muros entre os alunos, utilizando a
cooperação podemos construir pontes.”
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