segunda-feira, 28 de outubro de 2013

FILME: E O SEU NOME É JONAS

RESUMO
O filme apresenta que antigamente parte da sociedade diagnosticava os surdos como pessoas retardadas, e as internavam em hospitais e/ou manicômios. Retrata a história de uma família ouvinte e seu filho surdo Jonas, que sofria com o preconceito, devido à falta de conhecimento a respeito da comunicação por sinais, onde prejudicava o seu relacionamento social, e principalmente, familiar. O Pai e a Mãe não se preocupavam em usar nem mesmo os gestos familiares, bem como a linguagem de sinais, usando somente a comunicação oral. 
Os professores da época amarravam as mãos dos surdos e tinham o conceito de que eles deveriam usar aparelhos auditivos e aprender a falar sem qualquer utilização de sinais, onde entendiam que usando os sinais se tornariam preguiçosos. Jonas era tratado pelo pai como um animal selvagem sem educação, que precisava ser domesticado até mesmo para se alimentar, sendo que era dado qualquer coisa para Jonas comer sem saber realmente o que ele queria ou gostava. Jonas era considerado pelos seus familiares como uma criança agressiva. Sua mãe pensava apenas que Jonas não pudesse ouvir, se interessando assim em tentar entender seu filho diferentemente do pai que o chamava constantemente de retardado. Com isso a convivência familiar foi ficando desgastada, devido à criticas do pai e as defesas da mãe perante a Jonas, até o ponto em que seu pai sai de casa. 
Na busca de ajuda, a mãe de Jonas procura um consultório e observa pela primeira vez a linguagem de sinais, e pega dois livros, um que ensina os surdos apenas a desenvolver a oralidade e o outro somente a linguagem de sinais. No primeiro momento ela tenta usar o livro da oralidade, mas se decepciona com Jonas, se irrita e grita: “Eu não tenho culpa, eu já fiz de tudo, mais meu filho ainda parece um animal selvagem, eu não tenho culpa” e se tranca no quarto. 
Em uma cena do filme, Jonas vê seu bisavô falecer a sua frente enquanto brincava na feira onde ele trabalhava, e ficou sem entender o que aconteceu. Se sentindo triste ele sai de sua casa sozinho, pega um ônibus e vai em direção a feira para tentar reencontrar seu bisavô, porém não o encontra e acaba se perdendo, onde é perseguido por policiais que também não o entendiam e acreditavam que ele era retardado (pensamento da sociedade), levando-o para um hospital para loucos, um manicômio. 
Sua mãe, em busca de conhecimentos para ensinar seu filho a se comunicar, foi convidada por uma família para ir a um clube de surdos, onde as comunicações eram apenas por linguagem de sinais. Neste espaço ela conhece que é mais difícil de aprender a linguagem oral quando se nasce surdo. Como importância se vê a ajuda do amigo/professor e sua metodologia de sinais, Jonas começa a utilizar-se dos sinais para se comunicar, onde olhava os objetos e aprendia o sinal dos mesmos. Com isso Jonas se torna uma criança mais alegre, interagindo com todos no meio social. 
No final do filme, com a ajuda deste professor, Jonas observa uma tartaruga morta e entende o sinal que a condiz com seu estado, fazendo uma relação com seu bisavô morto em sua frente. A linguagem dos sinais se torna importante para todos da família de Jonas, sendo que ele começa a estudar em uma escola de surdos e desenvolve a comunicação oral. 


FILME: YouTube

Um comentário: