sábado, 27 de outubro de 2012

SEM MOTIVAÇÃO NÃO SE FAZ EDUCAÇÃO

 Essa semana uma professora de matemática filmada em sala de aula discutindo com alunos foi afastada temporariamente da Escola Municipal Maria Luiza de Melo, em São José. A suposta agressão verbal aconteceu semana passada e veio à público, por meio de um vídeo gravado em sala de aula. O secretário municipal de Educação de São José, Domingos Bergamin, disse que ficou acertado o afastamento da professora com intuito de "preservar a professora e os alunos". Bergamin disse que a professora é uma boa profissional, que nas outras turmas em que dá aula nunca houve reclamações e que neste episódio ela teria exagerado.
 Veja o vídeo da discussão:

                                                   

A crítica

Um dos maiores problemas da Educação no Brasil é a existência de professores desmotivados. A questão salarial e as condições de trabalho são hoje as principais causas da falta de motivação para se trabalhar, fazendo com que os professores se sintam com a auto-estima muito baixa. Os professores têm tarefas múltiplas, trabalham com turmas cheias e com um ganho financeiro que não corresponde a este esforço.
Muitas escolas apresentam péssima infra-estrutura, o que impede uma prática docente de qualidade. O professor acaba descobrindo que a carreira escolhida não lhe traz satisfação pessoal e realização profissional. O pouco apoio e participação das famílias dos alunos também contribuem para a desmotivação do profissional.
O interessante é que para realizar a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016 se consegue recursos financeiros. Por outro lado, para investir em infraestrutura, educação, segurança e saúde é o mesmo “lenga, lenga” de sempre, afirmam que não há recursos ou os mesmos são insuficientes!

Nenhum comentário:

Postar um comentário