quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

HABILIDADES MOTORAS BÁSICAS



As Habilidades Motoras Básicas são: Locomotoras (correr e saltar), as Estabilizadoras (equilibrar e rolar) e as Manipuladoras (arremessar, receber, chutar, rebater e quicar).

HABILIDADES LOCOMOTORAS
 Correr                    
O correr é usado em muitas brincadeiras e jogos esportivos como futebol, pega-pega, queimada, entre outros. 
                                                            
Saltar
O saltar pode ser usado em brincadeiras como pular corda, pular sela, etc. e para transpor obstáculos como buracos, poças de água etc.
HABILIDADES ESTABILIZADORAS
Equilibrar
O equilibrar é uma habilidade importante até mesmo para andar, pois sem equilíbrio, cairíamos facilmente. Encontramos o equilíbrio em esportes como Ginástica Olímpica, Surfe, skate etc.
Rolar
O rolar pode acontecer para frente, para trás, para a direita e para a esquerda, é também conhecido como a famosa cambalhota.

HABILIDADES MANIPULATIVAS



Arremessar
Arremessar é o mesmo que lançar algum objeto em um alvo ou à alguém. Ele é encontrado em brincadeiras como queimada, alerta, boliche, etc.
Receber
Significa segurar ou dominar algum objeto, com um melhor resultado se feito com as duas mãos. Em esportes coletivos (mais que uma pessoa por equipe, como basquete, handebol, etc) usa-se muito esta habilidade motora.
 
Chutar
O chute é feito pelos pés e é bastante usado no futebol, aparece também no futebol americano. No chute podemos explorar todas as partes dos pés (bico, peito, chapa, calcanhar e parte de fora).
Rebater
Rebater é igual a bater em um objeto sem segurá-lo. Encontra-se em jogos como basebol, taco, peteca e tênis. Pode ser feito com ou sem o auxílio de materiais.
Quicar
Quicar significa bater a bola no chão utilizando a (s) mão (s) fazendo com que a mesma volte para seu domínio. Bastante encontrado no basquetebol e no handebol.


VÍDEO ENGRAÇADO PRODUZIDO POR MIM, DURANTE A DISCILPLINA DE DESENVOLVIMENTO HUMANO E APRENDIZAGEM MOTORA:


36 comentários:

  1. Tá show de bola teu blog Dé, PARABÉNS! Estou tendo ideias :)

    ResponderExcluir
  2. Muito bom a abordagem sobre as habilidades motoras neste blog, me ajudou bastante, só nao consegui visualizar o video! Mas parabéns!

    ResponderExcluir
  3. Esse post me capacitou bastante, agora vou poder ajudar minha irmã com o trabalho dela :)

    Parabéns!

    ResponderExcluir
  4. eu não vi nada de engraçado em seu video.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ave Maria Quem Deus lhe dê tudo em dobro do que vc deu a ele :(

      Excluir
  5. Assisti o vídeo e espero que o bobão que riu da Maria Luiza tenha se desculpado. Como professora de ginástica convivo diariamente com crianças e pré-adolescentes que tem medo de fazer rolamento por conta de experiências mal sucedidas. Todos nós, sabemos dos cuidados necessários para que a criança aprenda e a experiência seja gratificante!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já fiz Ginástica Ritmica Dançante (GRD), e realmente tive dificuldades em abrir escala

      Excluir
  6. muito bom seu blog me ajudou muito parabêns!!

    ResponderExcluir
  7. Muito bom, mais você poderia ter ajudado as crianças com os rolamentos, você aprende a fazer isso pagando a disciplina "Teoria e Prática da Ginástica Artística"

    ResponderExcluir
  8. vlw pelo blog eu conseguie fazer o trabalho vlw

    ResponderExcluir
  9. Seu trabalho é digno de muitos aplausos,parabéns professor,pessoas como vc fazem a diferença.

    ResponderExcluir
  10. amei, parabéns seu trabalho e ótimo, mas as estrelas são os pequeninos que deram um show.

    ResponderExcluir
  11. Gostei bastando e tbm me ajudou muito no meu teste de educação física muito obg seu blog é show

    ResponderExcluir
  12. Gostei bastando e tbm me ajudou muito no meu teste de educação física muito obg seu blog é show

    ResponderExcluir
  13. Bom material e bem criativo!
    Muito Bom!

    ResponderExcluir
  14. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  15. Adorei o conteúdo,porém, lançar e arremessar não são as mesmas coisas. Lançar, é quando você impulsiona um objeto LEVE para trás e o lança para frente. Arremessar é quando você faz o uso de um objeto pesado com o movimento de "empurrar pra frente." obs: O conteúdo me ajudou muito com um trabalho !

    ResponderExcluir
  16. Ta otimo esse blog gostei ó ta de parabens👌👏👏....

    ResponderExcluir
  17. Esse e o vídeo mas chato que eu já vi pior do que a minha vo cara ce e louco e como a pessoa tem coragem de falar que isso e engracado
    🙅🙇

    ResponderExcluir
  18. Muito o conteuco abordado, gostei do vídeo.

    ResponderExcluir
  19. Eu amei o conteúdo, agora eu posso fazer minha atividade OBRIGADA.😊

    ResponderExcluir
  20. Muito bom consigui fazer meu trabalho de educação física👍

    ResponderExcluir
  21. Tirei 10👍👍👍👍😄😄😄😄😁😁😁😁😁😁😁😁😁😁😉😉😉😀😀😀😀😀😀😊😊😊😊😜😜😜😜😜😜😉😉💦💦

    ResponderExcluir
  22. Respostas
    1. Muito bom bom me ajudou bastante com meu trabalho de educação física vlw :}

      Excluir
  23. Ebaaa me matar pra copiar um texto dnv :v

    ResponderExcluir
  24. Não gostei desse texto pois é muito de criançinha não sei pq meu prof mandou copiar isso que merda em.

    ResponderExcluir
  25. muito obg isso me ajudou mt no meu dever

    ResponderExcluir