terça-feira, 11 de dezembro de 2012

MÍDIAS NA EDUCAÇÃO


Entendo que as novas tecnologias como a internet, o vídeo, o computador, a televisão, podem sim contribuir para a educação. Nós futuros educadores devemos conhecer o que cada uma dessas tecnologias tem a oferecer e como pode ser explorada em diferentes situações na escola. Segundo Valente (2002):
o domínio das técnicas acontece por necessidades e exigências do pedagógico e as novas possibilidades técnicas criam novas aberturas para o pedagógico, constituindo uma verdadeira espiral de aprendizagem ascendente na sua complexidade técnica e pedagógica”. (p.20).

Por outro lado, na Educação as tecnologias podem ou não estar contribuindo para o processo de construção de conhecimento. Por exemplo, o aluno pode estar buscando informações na Internet, na forma de texto ou vídeo, porém sem ter refletido sobre os conteúdos utilizados. Nesse aspecto, o professor é fundamental, pois ele precisa conhecer as diferentes formas de utilização da tecnologia na educação. Valente (1999), diz que:
“em algumas situações o computador oferece recursos importantes para a construção de conhecimento, como no caso da programação e da elaboração de multimídias. Em outros, esses recursos não estão presentes, e atividades complementares devem ser propostas no sentido de favorecer essa construção”. (p.89).

Por exemplo, no caso de busca e acesso à informação na Internet, essa informação não deve ser utilizada sem antes ser discutida, refletida ou criticada. As tecnologias na educação nos mostram que os grandes desafios dessa área estão na formação do professor, para que ele saiba orientar e desafiar o aluno para que a atividade contribua para a aquisição de novos conhecimentos.
O professor deve criar condições para que ele possa construir conhecimento sobre os aspectos computacionais, onde possa superar barreiras pedagógicas, possibilitando a transição de um sistema tradicional de ensino para uma abordagem integradora de conteúdo e do interesse dos alunos. Rocha (2004, p. 70) acredita que:
“em uma educação dialógica o papel principal do educador é ser o facilitador da aprendizagem, dialogando e desafiando o aluno a pensar, a criar, a fazer conexões significativas entre os conteúdos disciplinares estudados e as suas experiências de vida.” (p. 70).

A utilização das mídias com fim educacional amplia as possibilidades de o aluno aprender com significado, com isso contribui para a produção do conhecimento e a melhoria do processo ensino aprendizagem. A televisão, um veículo de informação tão presente na sociedade, pode ser utilizada como maneira de promover uma leitura mais atenta dos alunos sobre os conteúdos, que estão muito presentes na mídia. Para Betti (2003), a mídia, como fenômeno importante na cultura entre os jovens, ganha uma forte influência no campo da Educação Física, pois as informações disponíveis na mídia são recolhidas e transformadas em conteúdos para as aulas.
Os alunos se sentem à vontade quando são instigados a refletir e formar um pensamento crítico e cabe a nós professores ensinar aos alunos a interpretarem as informações emitidas pelos meios de comunicação, principalmente aprender a assistir à televisão, pois um dos objetivos da educação é preparar os cidadãos para uma integração crítica e reflexiva na sociedade. Sendo que os alunos, na sua grande maioria, se destacam interligando a aula com as situações reais do nosso cotidiano.

Atualmente muitas pessoas não conseguem ficar sem utilizar as novas tecnologias. Muitas delas estão quase sempre conectadas de maneira exagerada e isso pode ser um mal para a sociedade futuramente. As redes sociais muitas vezes não passam segurança, em relação às pessoas, pois muitas nem se conhecem e trocam informações pessoais importantes, sendo que isso é muito perigoso, podendo trazer o mundo desconhecido e traiçoeiro. A liberdade que é dada aos adolescentes ao uso das tecnologias favorece para as amizades e namoros virtuais, sem mesmo conhecer a verdadeira personalidade das pessoas conectadas do outro lado, bem como assuntos relacionados a crimes pela internet. 


REFERÊNCIAS

BETTI, Mauro. A janela de vidro: esporte, televisão e educação física. 3.ed. Campinas: Papirus, 2004. Imagem e ação: a televisão e a Educação Física escolar. In: Betti, Mauro (org.). Educação Física e Mídia: novos olhares outras práticas. São Paulo: Hucitec, 2003.

ROCHA NETO, Ivan.  Ciência, tecnologia & inovação: enunciados e reflexões: uma experiência de avaliação de aprendizagem. UCB/Editora Universal. Brasília, DF, p. 70, 2004.

VALENTE, J. A. A espiral da aprendizagem e as tecnologias da informação e comunicação: repensando conceitos. Campinas: Unicamp, São Paulo, p. 89-110. 2002.

VALENTE, J. A. (Org.) Computadores na sociedade do conhecimento. Campinas: Unicamp, São Paulo, p. 20, 1999.

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