sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

TÊNIS: REGRAS E GOLPES

REGRAS
Ace: Ponto ganho diretamente com saque, em que o adversário não consiga rebater a bola.
Aproximação (Approach): Golpe realizado sem muita força para que o jogador saia do fundo de quadra e chegue mais perto da rede.
Deixadinha (Drop-shot): É a bola curta como no vôlei, usada para surpreender o adversário que está distante da rede.
Dupla falta: Ocorre quando o tenista saca fora da á de serviço por duas vezes seguidas. Isso dá o ponto ao adversário.
Falta de pé (Foot-fault): Só existe no momento do saque. A foot-fault é apontada quando o jogador pisa na linha para efetuar o saque.
Game: É uma subdivisão de um set, que termina em 6 game.
Game point: Ponto que pode fechar o game a favor do tenista que está sacando.
Lob: Golpe alto aplicado para encobrir o adversário que está próximo à rede.
Match point: É o ponto que pode definir o jogo.
Out: Indica uma bola que foi para fora (Out) da área de serviço.
Passada: É a bola que consegue passar ao lado do jogador que vai à rede.
Primeiro serviço: É o primeiro saque do tenista. Se errar, tem direito a mais um.
Quadrado de saque: É a área da quadra localizada do outro lado da rede dentro do qual o sacador deve colocar a bola para que seu saque seja considerado bom.
Revés (backhand): É o golpe executado com as costas da mão apontada para a rede.
Saque: Golpe que inicia o jogo e todos os games.
Set: É a unidade de contagem de uma partida. Para ganhar um set, o tenista tem que vencer pelo menos dois game a mais do que o adversário. Se o jogo for em melhor de 3 sets, por exemplo, encerrando 2 o tenista ganha a partida.
Slice: Efeito que “corta” a bola de cima para baixo. Com esse efeito, a bola tende a quicar mais rente ao solo, o que dificulta a devolução do adversário.
Smash: O smash equivale à cortada no Vôlei. Ele é usado para definir o ponto. Geralmente o golpe é executado perto da rede.
Spin: É uma rotação especial na bola provocada por uma batida em topspin ou slice.
Topspin: Efeito obtido com uma batida de baixo para cima na bola. Com isso, a bola ganha velocidade ao tocar o solo do adversário.
Vantagem: Significa que o jogador que está sacando pode fechar o game se fizer o ponto.
Voleio: Rebatida efetuada antes que a bola toque a quadra.

*Sempre olhar para a bolinha.

GOLPES:


FOREHAND:
- golpe da base;
- empunhadura: steam;
- finalidade: devolver a bola, sendo na maioria das vezes um golpe ofensivo e de regularidade;
- características técnicas: empunhadura correta, tronco e pernas flexionadas e nas pontas dos pés, usar as pernas para calcular a distância da bola a frente do corpo, finalizando na cara da bolinha para a direção reta, onde a raquete termina nas costas do corpo.

BACKHAND:
- golpe da base;
- empunhadura: continental;
- finalidade: devolver a bola, sendo na maioria das vezes um golpe ofensivo e de regularidade;
- características técnicas: empunhadura correta, tronco e pernas flexionadas e nas pontas dos pés, usar as pernas para calcular a distância da bola na lateral do corpo, segurando a raquete com as duas mãos finalizando na cara da bolinha com o braço não dominante.

VOLEIO:
- golpe da rede;
- empunhadura: continental;
- finalidade: antecipar um ataque e finalizar o ponto;
- características técnicas: empunhadura correta, usar as pernas para calcular a distância para subir até a rede e rebater a bola para finalizar o ponto.

SERVIÇO:
- golpe da base;
- empunhadura: continental;
- finalidade: iniciar o ponto;
- características técnicas: empunhadura correta, golpe ofensivo, usar as pernas para calcular a distância da linha da quadra, tronco e pernas flexionadas e rebater a bola para a quadra adversária, podendo finalizar o ponto direto (ACE). O jogador em cada ponto tem 2 serviços e pode errar o 1º serviço.

SLICE:
- golpe da base;
- empunhadura: continental;
- finalidade: golpe defensivo, com um APROACH seguido de voleio;
- características técnicas: empunhadura correta, onde o jogador corta (fatia) a bolinha, fazendo um efeito girando-a, dificultando para o adversário, onde se aproxima da rede e faz um VOLEIO.

SMASH:
- golpe da rede;
- empunhadura: continental;
- finalidade: golpe ofensivo na rede, rebatendo o LOB mal feito pelo adversário;
- características técnicas: empunhadura correta, movimento de metade de um saque, cortando a bola com força de cima para baixo;

LOB:
- golpe da base;
- empunhadura: todas;
- finalidade: golpe ofensivo, encobrir o adversário que está na rede;
- características técnicas: se o adversário estiver na rede, usar uma das empunhaduras, e rebater a bola nas costas do adversário, encobrindo-o.

PASSADA:
- golpe da base;
- empunhadura: todas;
- finalidade: golpe ofensivo, finalizar o ponto pelas laterais da quadra do adversário que está na rede;
- características técnicas: se o adversário estiver na rede, usar uma das empunhaduras, e rebater a bola nos espaços laterais do adversário.


REFERÊNCIAS

DISPONÍVEL EM: <http://cbtenis.uol.com.br/>

2 comentários: