terça-feira, 22 de janeiro de 2013

A "CULTURA" EM GO TANI



Jocimar Daolio em seu livro Educação Física e o Conceito de Cultura analisou também o livro educação física escolar: fundamentos de uma abordagem desenvolvimentista, que constitui-se no principal veículo da abordagem desenvolvimentista, que tem no professor Go Tani seu principal defensor no país. Esse livro foi publicado em 1988 por um coletivo de autores composto pelo próprio GoTani, Edison de Jesus Manuel, Eduardo Kokubun e José Elias de Proença.
Go Tani e os desenvolvimentistas discutem a educação física a partir de elementos do desenvolvimento motor, procurando discutir as formas como o indivíduo aprende habilidades e tarefas motoras necessárias à sua vida. Daolio nos mostrar que, apesar de não ser intenção dos autores discutirem o conceito de "cultura", o termo aparece esporadicamente no livro utilizado para a análise como dimensão conseqüente ao aspecto biológico do homem, como se a cultura fosse produção do sistema nervoso humano. O sentido de "cultura" na abordagem desenvolvimentista lembra as proposições evolucionistas do século XIX, quando era tomado como algo exterior ao ser humano, como um dado apenas material, produto de suas ações no mundo e conseqüência de sua evolução biológica.
                                                 LIVRO DE JOCIMAR DAOLIO
Essa visão de cultura e de ser humano em Go Tani está presa a um cientificismo na medida em que tenta "mapear" o desenvolvimento motor objetivamente, até mesmo considerando as suas etapas para a definição dos conteúdos escolares da educação física. O indivíduo, nessa abordagem, é considerado possuidor de cultura e possuidor de uma dimensão cognitiva e afetivo-social, mas é tomado, primeiramente, como indivíduo biológico, naturalizado, localizado em estágios de um desenvolvimento motor, aliás, como sugere a própria denominação da abordagem. O ser humano na abordagem desenvolvimentista é tomado principalmente como um ser motor.
Para Daolio os conhecimentos sobre processos de desenvolvimento, crescimento e aprendizagem motora são necessários ao professor de educação física, mas vê como conhecimentos do professor, a fim de facilitar certas aprendizagens por parte dos alunos durante as aulas. Como estudioso da cultura, considerando a educação física como disciplina escolar e a escola como espaço e tempo de desenvolver cultura, Daolio entende como tarefa precípua da área garantir ao aluno a apreensão de conteúdos culturais, no caso, relacionados à dimensão corporal: jogo, ginástica, esporte, dança, luta.
A forma como esses conteúdos serão desenvolvidos necessitará, sem dúvida, de conhecimentos sobre desenvolvimento e aprendizagem motora. Por exemplo, para o professor saber como uma determinada prática esportiva poderá ser vivenciada por uma classe de quinta série, ele precisará de conhecimentos sobre desenvolvimento motor e sobre processos de aprendizagem, não para padronizar comportamentos ou estabelecer metas de ensino a serem alcançadas por todos os alunos, nem para elaborar rígidos planejamentos, mas para considerar processos de ensino diferenciados, localizados no tempo e no espaço e influenciados pelas várias dinâmicas culturais estabelecidas, atingindo, dessa forma, todos os alunos. 
Enfim, para Daolio afirmar que a educação física trata do movimento consiste em secundarizar a dimensão cultural em relação ao cérebro humano, afirmando a base biológica como primordial para a compreensão da área, como se a cultura fosse conseqüência, ou produção das atividades cerebrais. Em contrapartida, afirmar que a educação física trata da cultura de movimento faz com que se priorize a dinâmica sociocultural na explicação das ações humanas. 

REFERÊNCIAS 
DAOLIO, Jocimar. Educação física e o conceito de cultura. Campinas, SP: Autores Associados (Coleção polémicas do nosso tempo). 2004. 
DAOLIO, Jocimar (1995). Da cultura do corpo. Campinas, Papirus.
TANI, Go; Manuel, Edison de Jesus; Kokubun, Eduardo & Proença, José Elias de (1988). Educação física escolar: fundamentos de uma abordagem desenvolvimentista. São Paulo, EPU/Edusp.

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