segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

SÍNDROME DA FADIGA CRÔNICA




Fadiga: sintomas e cuidados
O propósito deste trabalho é informar sobre o importante assunto “Fadiga e seus sintomas e cuidados". Podemos dizer que ela é um conjunto de alterações que ocorrem no organismo, resultante de atividade física ou mentais, que levam a uma sensação de cansaço. É impossível eliminar a fadiga de nossas vidas: ela existe em todos. Podemos, porém, evitar que se torne excessivo, através de algumas medidas que incluem mudança em nossas atitudes perante os eventos corriqueiros e inesperados da vida, como um regime alimentar, exercícios físicos e relaxamentos.
 
Sintomas da fadiga
- diminuição da capacidade dos músculos em responder a estímulos e produzir o trabalho; 
- dificuldade de dormir, irritabilidade, brusca perda de peso e um estado geral de exaustão;
- dificuldade para pensar, diminuição da atenção, lentidão e amortecimento das percepções; 
- dificuldade no trabalho mental e visual;
- diminuição da força de vontade e perdas de produtividade em atividades físicas e mentais.

Cuidados em relação à fadiga
1- Não fazer atividades físicas intensas, executadas em longos períodos de tempo;
2- deve-se ter um repouso e uma alimentação adequada de forma regular;
3- deve-se fazer alongamentos musculares e atividades físicas prazerosas (esportes, recreativos, jardinagem, caminhadas), entre outras de forma leves ou moderadas (esforços entre 40 a 60% da capacidade máxima individual), representando uma forma de promover um maior relaxamento corporal, reduzindo a tensão;
4- deve-se dormir em colchões adequados para um bom sono; (FIAMONCINI, 2003).

Doenças endocrinológicas , SAOS e Obesidade 
· A glândula tireóide é responsável pela produção dos hormônios T3 (tijodotironina) e T4 (tiroxina), que atuam em todo o organismo regulando o crescimento, digestão e o metabolismo
· Quando a tireóide libera hormônios em quantidades insuficientes ocorre o hipotireoidismo, quando em excesso, ocorre o hipertireoidismo.
· No hipotireoidismo existem anticorpos que se voltam contra as estruturas da própria glândula, prejudicando o trabalho dela no organismo.
· Sintomas do hipotireoidismo: raciocínio lento, desânimo, sonolência excessiva, inchaços ao redor dos olhos, aumento do fluxo menstrual, pele seca, cabelo quebradiço, depressão.
· Obesos apresentam sintomas de fadiga, doenças cardiovasculares e outras doenças crônicas como a síndrome da apnéia obstrutiva do sono (SAOS).
· Sintomas da SAOS: cansaço excessivo e constante, dores musculares e nas articulações, desconforto na garganta, falta de concentração, inchaço nos nódulos linfáticos e alteração de memória.
· Medidas são indicadas como: exercícios regulares para a perda de peso, evitar ingestão de álcool, dormir de lado com a cabeça e ombros elevados e parar de fumar. (OLIVEIRA, 2001).

CONHEÇA MAIS SOBRE A SÍNDROME DA FADIGA CRÔNICA:
“A insônia leva a fadiga e a fadiga leva a insônia, e isso acaba se tornando um ciclo vicioso."
É Fundamental dormi bem! 
"Obesos apresentam risco maior de desenvolver o sintoma da fadiga."

VÍDEO PRODUZIDO PARA A DISCIPLINA DE FISIOLOGIA DO EXERCÍCIO



REFERÊNCIAS
FIAMONCINI, Rafaela Liberali; FIAMONCINI, Rafael Emerim. O stress e a fadiga muscular: fatores que afetam a qualidade de vida dos indivíduos. 2003.

Miriam C. Oliveira, Arthur A. Pereira Filho, Tiago Schuch,  Wilma Lucy Mendonça. Sinais e Sintomas Sugestivos de Depressão em Adultos Com Hipotireoidismo Primário. Arq Bras Endocrinol Metab. v.45, n.6, São Paulo, dez. 2001.

MACIEL, L. M. Z. O exame físico na tireóide. Medicina (Ribeirão Preto), v. 40, p. 72-77, 2007.

Nenhum comentário:

Postar um comentário