sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

ENSINO MÉDIO INOVADOR



O Ministério da Educação (2009) criou o programa Ensino Médio Inovador, com a intenção de “estabelecer mudanças significativas nas escolas públicas de ensino médio não profissionalizante no País, revertendo os dados negativos referentes a esta etapa da educação básica, [...], reconhecendo a importância do estabelecimento de uma nova organização curricular que possa fomentar as bases para uma nova escola de ensino médio”.
Ao organizar um novo currículo para o programa do ensino médio inovador, a perspectiva é fazer com que haja uma articulação interdisciplinar. Essa nova articulação faz com que se criem uma nova organização para as disciplinas, que serão articuladas com as atividades integradoras, “a partir das inter-relações existentes entre os eixos constituintes do Ensino Médio, ou seja, o trabalho, a ciência, a tecnologia e a cultura, tendo o trabalho como princípio educativo” (Secretaria da Educação 2009, p. 3).
Com isso, pra gente ter uma ideia, o currículo, de acordo com o Ministério da Educação (2009):
É o elemento orientador da organização do trabalho escolar, pressupondo desde o planejamento da gestão da escola até o momento destinado à coordenação dos docentes, coerente com uma proposta educativa que deve ter as condições adequadas à sua concretização, tendo-se clareza sobre a função social da escola, percebendo-se as dinâmicas da sociedade. (p. 8).

Os professores de Educação Física devem propor e desenvolver projetos de ação que realmente alcancem os objetivos do Ensino Médio. Tais objetivos devem ter a utilização de estratégias diversificadas.
A proposta curricular trata de todo sistema educacional onde tem um compromisso com individuo critico, participativo e com buscar a superação das condições na sociedade. A postura do professor de educação física deve ser um profundo pesquisador dos conteúdos e métodos, que deverá compor-se um meio, para que o aluno produza no coletivo ou individual, deverá fazer um esporte planejado, crítico, com inúmeras formas de movimento organização, transformando-se em uma ação pedagógica participativa.
Para Gonçalves (1997):
“a Educação Física tem um papel importante para a vida humana, se destacando como ato educativo que relaciona-se diretamente à corporalidade e ao movimento do ser humano. Implica, portanto, uma atuação intencional sobre o homem como ser corpóreo e motriz, abrangendo formas de atividades físicas, como a ginástica, o jogo, a dança e o desporto.” (p. 134).

Durante o Ensino Médio se vê muito a prática do desporto, entretando devemos transformá-lo numa prática educativa, conscientizando os alunos das relações que existem entre o esporte e os fenômenos sociais, portanto contextualizando-o, problematizando-o, o rendimento, a competitividade, a descriminação, a exclusão, para uma ação mais harmônica com o ambiente escolar. 

HOJE INFELIZMENTE AINDA É ESSE ENSINO MÉDIO QUE TEMOS!

REFERÊNCIAS
GONÇALVES, C. T. Jogos cooperativos na escola. Rio Claro, Universidade Estadual Paulista, 1998. (Monografia) – Licenciatura em Educação Física. Instituto de Biociências da Universidade Estadual Paulista.

SANTA CATARINA, SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO E DO DESPORTO. Proposta Curricular de Santa Catarina: Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio: Disciplinas curriculares. - - Florianópolis: COGEN, 1998.244 p.


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