O Ministério da Educação
(2009) criou o programa Ensino Médio Inovador, com a intenção de “estabelecer
mudanças significativas nas escolas públicas de ensino médio não
profissionalizante no País, revertendo os dados negativos referentes a esta
etapa da educação básica, [...], reconhecendo a importância do estabelecimento
de uma nova organização curricular que possa fomentar as bases para uma nova
escola de ensino médio”.
Ao organizar um novo
currículo para o programa do ensino médio inovador, a perspectiva é fazer com
que haja uma articulação interdisciplinar. Essa nova articulação faz com que se
criem uma nova organização para as disciplinas, que serão articuladas com as
atividades integradoras, “a partir das inter-relações existentes entre os eixos
constituintes do Ensino Médio, ou seja, o trabalho, a ciência, a
tecnologia e a cultura, tendo o trabalho como princípio educativo” (Secretaria
da Educação 2009, p. 3).
Com isso, pra gente ter
uma ideia, o currículo, de acordo com o Ministério da Educação (2009):
É o elemento
orientador da organização do trabalho escolar, pressupondo desde o planejamento
da gestão da escola até o momento destinado à coordenação dos docentes,
coerente com uma proposta educativa que deve ter as condições adequadas à sua
concretização, tendo-se clareza sobre a função social da escola, percebendo-se
as dinâmicas da sociedade. (p. 8).
Os
professores de Educação Física devem propor e desenvolver projetos de ação que
realmente alcancem os objetivos do Ensino Médio. Tais objetivos devem ter a
utilização de estratégias diversificadas.
A proposta curricular
trata de todo sistema educacional onde tem um compromisso com individuo
critico, participativo e com buscar a superação das condições na sociedade. A
postura do professor de educação física deve ser um profundo pesquisador dos
conteúdos e métodos, que deverá compor-se um meio, para que o aluno produza no
coletivo ou individual, deverá fazer um esporte planejado, crítico, com
inúmeras formas de movimento organização, transformando-se em uma ação
pedagógica participativa.
Para Gonçalves (1997):
“a
Educação Física tem um papel importante para a vida humana, se destacando como
ato educativo que relaciona-se diretamente à corporalidade e ao movimento do
ser humano. Implica, portanto, uma atuação intencional sobre o homem como ser
corpóreo e motriz, abrangendo formas de atividades físicas, como a ginástica, o
jogo, a dança e o desporto.” (p. 134).
Durante o Ensino Médio se vê muito a prática do desporto, entretando devemos
transformá-lo numa prática educativa, conscientizando os alunos das relações
que existem entre o esporte e os fenômenos sociais, portanto
contextualizando-o, problematizando-o, o rendimento, a competitividade, a
descriminação, a exclusão, para uma ação mais harmônica com o ambiente escolar.
HOJE INFELIZMENTE AINDA É ESSE ENSINO MÉDIO QUE TEMOS!
REFERÊNCIAS
GONÇALVES,
C. T. Jogos cooperativos na escola. Rio Claro, Universidade Estadual
Paulista, 1998. (Monografia) – Licenciatura em Educação Física. Instituto de
Biociências da Universidade Estadual Paulista.
SANTA CATARINA, SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO E DO
DESPORTO. Proposta Curricular de Santa
Catarina: Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio: Disciplinas
curriculares. - - Florianópolis: COGEN, 1998.244 p.
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