terça-feira, 22 de janeiro de 2013

A "CULTURA' EM JOÃO BATISTA FREIRE




Jocimar Daolio em seu livro Educação Física e o Conceito de Cultura analisou o livro Educação de corpo inteiro: teoria e prática da educação física, publicado em 1989, com grande sucesso na área, onde o autor João Batista Freire, embora não se defina como tal, ficou conhecido como representante da abordagem construtivista-interacionista pelo fato de ter assessorado a Secretaria de Educação do Estado de São Paulo em sua proposta de educação física escolar, sob essa perspectiva teórica, publicada na segunda metade da década de 1980.
Go Tani e os desenvolvimentistas, discutem a educação física a partir de elementos do desenvolvimento motor, procurando discutir as formas como o indivíduo aprende habilidades e tarefas motoras necessárias à sua vida. Já João Batista Freire, o conceito de desenvolvimento é, sem dúvida, ampliado, uma vez que o autor, sem negar o aspecto motor, ressalta o desenvolvimento cognitivo e afetivo.
                                                LIVRO DE JOCIMAR DAOLIO

Para Daolio a proposta de João Batista Freire esteja talvez de alguma forma influenciada pela clássica separação entre a ordem natural e ordem social, como no Iluminismo rousseauniano do século XVIII. A cultura infantil própria às crianças - sua capacidade para brincar, jogar e fantasiar - corresponderia à ordem natural humana e a escola tradicional corresponderia à ordem social, impedindo a criança de desenvolver seu potencial natural.
Nessa perspectiva, a educação física teria por finalidade preservar a condição natural humana das crianças, estimulando suas habilidades motoras e seu desenvolvimento corporal e libertando-a do jugo do contrato social representado pela escola tradicional.
Daolio procura mostrar que o autor aborda a dimensão simbólica, mas enfatizando a representação mental de qualquer ação realizada pelo indivíduo. Daí ser possível afirmar que o ser humano considerado por João Batista Freire é primordialmente um ser psicológico.

REFERÊNCIAS
DAOLIO, Jocimar (1995). Da cultura do corpo. Campinas, Papirus.
DAOLIO, Jocimar. Educação física e o conceito de cultura. Campinas, SP: Autores Associados (Coleção polémicas do nosso tempo). 2004.
FREIRE, João Batista (1989). Educação de corpo inteiro: teoria e prática da educação física. São Paulo, Scipione.


Um comentário: