terça-feira, 22 de janeiro de 2013

A "CULTURA" EM MAURO BETTI



Jocimar Daolio em seu livro Educação Física e o Conceito de Cultura analisou alguns trabalhos do professor Mauro Betti, que, em seus primeiros textos e em seu clássico livro Educação física e sociedade, de 1991, define sua perspectiva como sistêmica, utilizando para isso um modelo sociológico. Nos textos mais recentes, Betti parece não se interessar por definir uma abordagem, embora traga contribuições importantes para a área. Daolio considera o professor Mauro Betti e o professor Valter Bracht os dois principais estudiosos da educação física brasileira atualmente.
Em 1992, Mauro Betti fez interessante discussão sobre as chamadas educação do movimento e educação pelo movimento, a primeira empreendida por Go Tani e a segunda, por João Batista Freire. Segundo Betti, a educação do movimento garante a especificidade da educação física, mas esquece da personalidade do indivíduo. A educação pelo movimento aproxima-se da ação sobre a personalidade, integrando-se às outras áreas da educação, porém secundariza os objetivos específicos da educação física. Betti recorre ao conceito de cultura física, a partir da literatura polonesa, em especial de M. Demel. Cultura física seria um conjunto de valores relativos ao corpo, envolvendo a cultura física pessoal, a comunidade cultural e correlates materiais dessa cultura. Segundo o autor polonês, a educação física deve orientar seus objetivos, não diretamente para o corpo, mas indiretamente através da ação sobre a personalidade do indivíduo.
                                    LIVRO DE JOCIMAR DAOLIO
Mauro Betti entende que a partir do conceito de cultura física é possível para a educação física superar a antiga dicotomia entre a educação do e pelo movimento, uma vez que o debate alcança as dimensões axiológica e teleológica dos valores e das finalidades da educação física. A partir daí, o autor define o objetivo da educação física da seguinte forma:
[...] a Educação Física passa a ter a função pedagógica de integrar e introduzir o aluno de 1º e 2° graus no mundo da cultura física, formando o cidadão que vai usufruir, partilhar, produzir, reproduzir e transformar as formas culturais da atividade física (o jogo, o esporte, a dança, a ginástica...) [Betti, 1992, p. 285].

Betti percebe o impasse da área expresso pelas dicotomias educação do/pelo movimento, ou mente/corpo, teoria/prática e busca auxílio no conceito de cultura, em que pese à análise um tanto limitada desse conceito realizada pelo autor naquela época. É num texto de 1994 que o autor deixa de utilizar a expressão "cultura física" e passa a utilizar "cultura corporal de movimento", ou "cultura corporal", ao que parece, tentando ampliar o sentido da expressão.
Betti, ao discutir os valores da educação física escolar, afirma que eles se expressam em dois grandes princípios: (I) princípio da não-exclusão, que prega que os conteúdos e métodos da educação física devem incluir a totalidade dos alunos; e (2) princípio da diversidade, que defende que os conteúdos do programa de educação física ofereçam variedade de atividades, a fim de permitir ao aluno escolher criticamente, de forma valorativa, seus motivos-fins em relação às atividades da cultura corporal de movimento.
Betti afirma que o profissional de educação física deve considerar o outro (aluno, cliente, atleta) numa relação de totalidade, não como objeto, mas como sujeito humano, ouvindo-o, conhecendo-o, aceitando-o como ser humano global. Segundo o autor, o papel da educação física, quer na escola, no clube ou na academia, seria fazer a mediação simbólica desse saber orgânico para a consciência, levando o sujeito à autonomia no usufruto da cultura corporal de movimento. Segundo Betti, a educação física tem sonegado informação e negado o prazer e a sociabilização aos seus alunos.


REFERÊNCIAS
BETTI, Mauro (199 I). Educação física e sociedade. São Paulo, Movimento.
DAOLIO, Jocimar. Educação física e o conceito de cultura. Campinas, SP: Autores Associados (Coleção polémicas do nosso tempo). 2004.
DAOLIO, Jocimar (1995). Da cultura do corpo. Campinas, Papirus.


Nenhum comentário:

Postar um comentário