sábado, 5 de janeiro de 2013

DICAS E BENEFÍCIOS DE UMA BOA CORRIDA




Correr aumenta a resistência cardiovascular, regula os índices glicêmicos e promove o contato com o ar livre, promovendo vários benefícios ao organismo:

  • Coração – a corrida exige que o coração aumente o fluxo de sangue para todo o corpo. As fibras do músculo se fortalecem e a cavidade aumenta. O coração bombeia mais sangue com menos batidas, se tornando mais eficiente.
  • Ossos – estimula a formação de massa óssea, aumentando a densidade óssea e evitando problemas como a osteoporose.
  • Pressão arterial – correr estimula a vasodilatação, o que reduz a resistência para a circulação do sangue.
  • Cérebro – aumenta os níveis de serotonina, neurotransmissor que regula o sono e o apetite.
  • Peso – quanto maior a intensidade da corrida, maior a queima calórica e de gordura.
  • Colesterol – diminui os níveis de LDL (colesterol ruim).
  • Estresse – com a corrida, há liberação do hormônio cortisol, aliviando o estresse e a ansiedade.
  • Sono – melhora a qualidade do sono. A corrida faz a pessoa dormir melhor.
  • Músculos – melhora a resistência muscular e também a queima de gordura dos tecidos musculares.
  • Articulações – a corrida torna a cartilagem das articulações mais espessa, protegendo melhor essas regiões.
  • Libido – após 30 minutos de corrida, há um aumento da testosterona que permanece assim por mais uma hora. No caso das mulheres, também há um aumento dos hormônios relacionados ao desejo.

Exercícios em grupo têm se tornado cada vez mais populares e eficientes. O convívio social e o espírito de equipe são grandes motivadores que aumentam a chance de comprometimento com a atividade. Conheça sete pré-requisitos fundamentais para fazer o treino render:

Mesmo nível de condicionamento físico
É fundamental entrar em um grupo de corrida com condicionamento físico similar ao seu para não ficar desmotivado, pois um grupo muito diferenciado vai fazer com que os mais bem preparados não evoluam e os menos condicionados se esforcem demais, correndo o risco de lesões. Por isso, junte-se a colegas com nível parecido para progredir gradualmente.


 

Conheça o trajeto

É fundamental você verificar se o chão é asfalto ou terra e se há muitas subidas. Pisos mais moles e subidas exigem um esforço muscular muito maior e podem esgotar o corredor antes do fim da prova, mesmo que ele já tenha percorrido aquela mesma distância em terreno duro e plano. Trabalhar uma estratégia para a corrida é a melhor maneira de melhorar seu desempenho.

 

Mantenha o ritmo

É muito mais fácil manter um mesmo ritmo de corrida quando se pratica o esporte em grupo. Entretanto, há diversos ritmos de treino. Algumas pessoas mantém uma mesma velocidade durante todo o trajeto. Outros preferem alternar tiros de corrida com caminhadas. Há ainda a possibilidade de começar com bastante intensidade, reduzir a velocidade na metade do caminho e terminar a corrida com força total. O importante é tentar acompanhar o restante do grupo.

Fique atento ao bate-papo

A conversa é um ótimo parâmetro de intensidade da corrida. Se você está conseguindo dialogar normalmente é porque o ritmo da corrida está moderado ou leve. E fique atento para que ela não atrapalhe os outros corredores, pois quando em excesso, pode prejudicar quem está falando. Quem nunca sentiu aquela dorzinha na lateral do abdômen? Isso é sinal de baixa oxigenação, então, neste caso, o ideal é parar de falar.

 

Aproveite o apoio dos colegas

Outra grande vantagem dos grupos de corrida é o espírito de equipe. Os mais experientes acabam dando suporte aos novatos. Entretanto, que seu treino não deve ser prejudicado pelos demais corredores. O fato de um colega ficar para trás ou desistir de correr não deve incentivá-lo a fazer o mesmo. Você pode tentar motivá-lo, mas não deve deixar suas metas de lado por ele.

 

Aumente a intensidade aos poucos

Ao final do treino você deve sentir que se esforçou, mas que pode aumentar ainda mais a intensidade na próxima corrida. Nas primeiras corridas, pode ocorrer cansaço e dores musculares. Conforme o condicionamento físico evolui, deve-se aumentar gradualmente a intensidade do treino. Algo está errado se você chega em casa exausto e com dores todos os dias. Você deve respeitar os limites do seu corpo para não correr o risco de lesões que, muitas vezes, podem deixá-lo meses longe da corrida. Ao contrário do que muitos imaginam, a sobrecarga leva apenas à degeneração muscular e articular.

 

Vale investir nos equipamentos

Um tênis com bom amortecimento além de camiseta e bermuda confortáveis são o suficiente para começar a correr. Mas para quem tomou gosto pela corrida, vale investir em relógios que medem a frequência cardíaca e o número de calorias perdidas. Não se esqueça da hidratação. Em corridas de curta distância, ela pode ser feita antes e depois do treino, mas em longas distâncias, leve uma garrafinha com você.

Nenhum comentário:

Postar um comentário